Histórico da Raça



HISTÓRICO DA RAÇA

Segundo os registros que datam da metade do século 19, na Inglaterra, um criador escocês e amante dos cães Sir Dudley Majoribanks (Lord de Tweedmouth), criou o Golden que conhecemos à partir do cruzamento de diversas raças, entre elas, o Flat-Coasted Retriever, o Tweed Water Spaniel (raça já extinta), Setter Irlandês e do Bloodhound.
Essa enorme mistura aconteceu porque procurava-se um cão de porte grande, com faro apurado, que auxiliasse seu dono nas caçadas, buscando os animais abatidos tanto na terra como na água.

Atualmente, essa raça vem sendo muito utilizada para  deficientes visuais, na terapia com deficientes físicos e mentais, pela polícia para farejar drogas ou ainda atuando no resgate de sobreviventes em desastres. Goldens também trabalham como ótimos terapeutas na recuperação de doentes em hospitais, principalmente crianças e idosos.

Como cão de companhia, se mantém sempre junto dos familiares em casa, mas está sempre disposto a atividades. Adora longos passeios, além de ser excelente nadador. É inteligente, de treinamento muito fácil, brincalhão com as crianças, convive muito bem com outros cães e até mesmo com gatos. 
É um cão de porte grande, robusto, que se adapta bem a locais pequenos. Hoje inclusive é muito comum tê-lo em apartamentos, graças ao seu temperamento tranquilo.

No livro "The Intelligence of Dogs" de Stanley Coren, o Golden Retriever ocupa a quarta posição entre as raças mais inteligentes (foram classificadas 133 raças). Ainda segundo o autor, isso significa que eles estão entre as raças mais brilhantes em termos de obediência e também na execução de tarefas de trabalho.

Essa raça foi reconhecida pelo Kennel Club em 1913.
Sua procura vem crescendo no ranking mundial



PORQUE É TÃO IMPORTANTE O  PEDIGREE


Através deste registro é possível autenticar a pureza da raça, onde consta toda a árvore genealógica do cão, com nome completo dos pais, avós e bisavós. Com o pedigree também é possível comprovar toda a procedência da linhagem e do seu criador.